Páginas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prefeitura de São Gonçalo lança livro dos 300 anos do município


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza no próximo dia 23, a partir das 18h, no hall do teatro municipal, o lançamento do livro “São Gonçalo do Amarante – O país do folclore – 300 anos de história”.
O idealizador da obra foi o prefeito Jaime Calado e o responsável pelo trabalho de pesquisa do resgate histórico foi o poeta, professor e folclorista Deífilo Gurgel.
Em 138 páginas Deífilo faz uma viagem pela geográfica, economia, cultura, personalidades, religiosidade do povo, e ainda pelos acontecimentos marcantes da história antiga e recente de São Gonçalo. O registro vai desde a criação do povoado, passando por fatos como o massacre de Uruaçu, até a escolha da Miss São Gonçalo, Larissa Costa, como Miss Brasil.
Para o trabalho de elaboração desta obra histórica foi necessária uma pesquisa de campo, iniciada em setembro de 2009, e pesquisa de gabinete que utilizou mais de 10 bibliografias.
Segundo o autor de “São Gonçalo do Amarante – O país do folclore – 300 anos de história” a edição é uma homenagem a todos os sãogonçalenses, pela riqueza cultural e histórica da Terra dos Mártires.

Comentário do Blog:  vale a pena conferir. Nosso conselheiro Wagner Varela é um dos responsáveis pela fotos do livro. Parabéns a todos pelo livro.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lula, “Devolvemos o debate político à juventude”

Chico Buarque foi profético. Talvez nunca imaginasse que o seu grito “Apesar de você” serviria para embalar o evento de lançamento da pedra fundamental do novo prédio da UNE e da UBES, que será reerguido no mesmo local daquele que foi incendiado pela ditadura. O amanhã chegou à Praia do Flamengo – 132 nesta segunda-feira.
Aos gritos de “Lula: guerreiro do povo brasileiro!” e “Olê, olá, Lulá”, subiu ao palco o presidente da república que termina dois mandatos com o mais alto nível de popularidade já registrado. Com ele, compondo as diversas cadeiras distribuídas pelo tablado que foi montado para a ocasião, estavam: o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o governador do estado, Sérgio Cabral, além de diversos ministros, senadores, deputados e líderes de movimentos sociais.
Oscar Niemeyer, com sua centenária jovialidade, também ocupou uma das cadeiras. Niemeyer doou aos estudantes o seu talento com o lápis. Desenhou as retas e curvas do novo prédio, fazendo questão de não cobrar nada por isso. Sabe bem que a ditadura já havia cobrado um preço alto demais.
Preço que muitos dos presentes ali pagaram. E os ausentes, então, muitos destes pagaram com a vida. Logo no início da solenidade, foi passado um filme contando a história das duas entidades estudantis, onde apareceram diversas fotos de estudantes mortos ou desaparecidos durante a ditadura. A cada foto, uma calorosa salva de palmas. Com ênfase para Honestino Guimarães, ex-presidente da UNE, chamado pelo atual presidente, Augusto Chagas, de “desaparecido-símbolo”:
A UNE é Honestino e Honestino é a UNE, resumiu.
Chagas frisou “o direito legítimo de a UNE voltar à sua casa”, lembrando que o valor de 44 milhões de reais, trinta deles já depositados na conta da entidade, oferecido pelo governo brasileiro para a reconstrução do prédio foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Agradeceu a Lula pelo “empenho na causa estudantil”, mas pediu-lhe licença para citar Itamar Franco, que, segundo ele, também se empenhou bastante nesta causa.
Irun Santana, fundador da UNE em 1937, estava na platéia, o que fez Chagas chamá-lo a levantar-se, comentando: “o nacionalismo, nossa marca, vem de nossa fundação”.
Dentre os ex-líderes estudantis presentes no palco, Chagas destacou Lindberg Farias, prefeito de Nova Iguaçu, e Orlando Silva, ministro dos esportes. Ambos beirando os 40 anos de idade, eles são representantes da geração da década de 90 que, segundo Chagas, ”simboliza a resistência ao neoliberalismo”. Aldo Rebelo, ministro-chefe da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais, não estava presente, mas também foi lembrado:
Ele era um de nós quando o antigo prédio foi derrubado, disse.
Augusto Chagas terminou seu discurso decretando: “A UNE é a entidade estudantil mais importante do planeta”.
Como o evento estava atrasado e Lula ainda teria dois compromissos em seguida – a entrega do prêmio “Brasil Olímpico”, no MAM (Museu de Arte Moderna), em que seria um dos premiados por sua contribuição aos esportes; e uma cerimônia no sambódromo, em que receberia o diploma Cristo Redentor e o título de Benemérito do Rio de Janeiro – Cabral e Paes abriram mão de discursar. E Lula disse que seria breve – e foi.
Bem humorado, começou dizendo que “a UNE tem que tomar cuidado com a UBES, pois todo dirigente da UBES é um potencial dirigente da UNE, mas o contrário é mais difícil”.
Já sério, disse que, durante seu governo:
As entidades não tiveram um papel de complacência nem de subserviência. Não perderam sua identidade para apoiar o governo. O que acontece é que tivemos, enquanto governo, uma postura de provocar uma revolução na educação brasileira. Que está longe de terminar, mas que já começou.
Quando da criação do PROUNE, houve a acusação de que o governo estava capitulando diante da iniciativa privada, negociando a redução de impostos, quando, na verdade, estes impostos foram transformados em 750 mil vagas universitárias para jovens da periferia, oriundos de escolas públicas, 40% deles negros, detalhou.
E frisou que nunca tomou nenhuma decisão sem antes dialogar com “todo o movimento social, incluindo os estudantes, os trabalhadores, os sem-teto e as Margaridas” (em referência à Marcha homônima que, em 2007, parou Brasília, reunindo cerca de 50 mil trabalhadoras rurais vindas de todo o País).
Prosseguiu dizendo que uma das críticas que tinha à UNE era a de os estudantes reivindicarem ensino público gritando na porta de universidades públicas:
Era cômodo. Agora, pela primeira vez na história do Brasil, a UNE conquistou – não foi dádiva do governo – o direito de fazer discurso na rede privada de educação, garantiu o presidente.
Sobre o REUNE afirmou:
Muita gente não queria, porque nossa intenção era aumentar de 12 para 18 alunos em média por sala de aula. Disseram que a gente ia inchar as salas. Na verdade, era meia-dúzia de pequenos burgueses que não queriam que mais estudantes entrassem para a universidade.
E vocês podem registrar que, este cara aqui, que só fez até o 4º ano primário, é hoje o presidente que mais construiu universidades, disse.
Quanto às escolas técnicas, Lula lembrou que fez 214 e que quem chegou mais perto dele, tendo feito 27, foi Itamar Franco (citado pela 2ª vez no evento):
Os outros acharam que não era necessário, completou.
Lembrando que Dilma foi estudante “pouco tempo atrás”, disse estar querendo conversar com ela para decidir se ele deposita o restante do valor a ser dado à UNE, 14 milhões de reais, ainda este ano, através de medida provisória, ou “se ela quer ter o prazer de fazer isto ano que vem”. Para ele, o que estava acontecendo ali era “mais que a retomada de um espaço, mas sim a consolidação da democracia, com debate político e proporcionando a formação da nossa juventude”.
Comparou a morte de cerca de 20 milhões de jovens russos durante a 2ª guerra mundial às perdas causadas pela ditadura militar brasileira, dizendo que “a Rússia perdeu praticamente uma geração, já aqui no Brasil o Golpe de 64 tirou de algumas gerações o direito ao debate político. Hoje, devolvemos isso”.
E terminou com um alerta às duas entidades estudantis:
Não criem pautas impossíveis. Estas são boas para o discurso eminentemente ideológico. Se vocês quiserem continuar crescendo, façam sempre uma pauta de reivindicações que vocês acreditem que, num determinado tempo, vocês possam conquistar, porque é isto o que atrairá aqueles alunos mais incrédulos, que não se sentem representados por vocês, que acham que a UNE só sabe cobrar carteirinha.
É preciso que a gente ganhe a maioria e hoje há credibilidade para isto. Quando vocês sentarem com um ministro, devem pensar o seguinte: ‘Ou eu levo uma coisa que eu saia de lá com uma vitória, ou levo uma coisa que eu saia com o discurso’. Neste caso, o tempo é mais curto. Já se sair com vitória, o tempo é mais prolongado, pois uma vitória traz a outra, concluiu Lula.
Antes dele, também haviam discursado: Yann Evanovich, presidente da UBES (segundo Lula, seu nome “parece mais de jogador do Real Madrid”) e Aldo Arantes, representante dos ex-presidentes da UNE (ou, como definiu Lula, representante da “3ª idade da UNE”). Este lembrou que João Goulart havia sido o primeiro e, até hoje, o único presidente da república a pisar naquele espaço (em 1962). Assim como Lula fez, Jango também foi lá acompanhado de grande parte de seu ministério, incluindo os ministros militares.
Quarenta e oito anos depois, era outro dia. E isto pôde ser confirmado através de um dos gritos de guerra, certamente o mais emblemático e marcante: “Tarda, mas não falha; aqui está presente a juventude do Araguaia”.
Assistam, abaixo, a dois vídeos com a filmagem do discurso de Lula na UNE:



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Conselho Nacional de Juventude tem novo presidente

Brasília – O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) elegeu Gabriel Medina de Toledo para ser o novo presidente do biênio 2011/2012. Representante do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, Gabriel foi eleito com apoio dos principais movimentos juvenis e afirmou que trabalhará para que o Conselho se consolide como um espaço autônomo de controle social das políticas públicas de juventude. 

Conforme a alternância prevista no regimento do Conselho, o mandato a cada ano é representado ou por um membro da sociedade civil ou por um representante de governo. No caso de Gabriel, ele é representante da sociedade civil.

O novo presidente do Conjuve reconheceu os avanços obtidos na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas ressalta que muito ainda precisa ser feito para que as políticas de juventude se transformem, de fato, em uma política de Estado. "Quero representar o conjunto da juventude em toda a sua diversidade. Tenho convicção de que será preciso muita luta e unidade dos movimentos para garantir a estruturação das políticas sociais, universais e específicas para os jovens brasileiros".

Na oportunidade, os conselheiros aprovaram um documento sobre as políticas públicas de juventude desenvolvidas na atual gestão do governo federal, elaborado pela Comissão de Acompanhamento de Políticas e Programas, com a análise das Políticas Públicas de Juventude (PPJs), no âmbito do governo federal. O documento será entregue ao governo da presidenta Dilma Rousseff como contribuição para a agenda juvenil.

Com sete candidatos concorrendo ao cargo, a eleição de ontem (14) foi interna e com votação aberta. Contou com a participação de 60 eleitores, sendo 40 da sociedade civil e 20 representantes de governo. Em 2010, o cargo foi exercido pelo secretário adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira.

sábado, 11 de dezembro de 2010

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PROGRAMAÇÃO - 1º Encontro e Festival das Juventudes São Gonçalenses



PROGRAMAÇÃO


13h - Credenciamento (Teatro Municipal)
14h - Abertura com dinâmica
14h15m - Execução do Hino Nacional
14h20m Vídeo da TV Futura (Diz-aí)
14h35m - Palavra das autoridades
14h45m - Início das Palestras
14h45m - Palestra 1 - Política e Participação Popular dos Jovens. Palestrante: Rodson Ricardo
15h30m - Vídeo das Políticas Públicas de Juventude
15h35m - Palestra 2 – Motivação Pessoal. Palestrante Kleber Cavalcante
16h05m - Início da discussão dos Temas. (câmaras temáticas abaixo) 
16h45m - Apresentação em Plenária dos Problemas e Sugestões
17h30m - Finalização do Encontro com Coffe Break e Preparação para Marcha da Juventude com destino a Praça Senador Dinarte Mariz
18h - Marcha da Juventude com destino a Praça Senador Dinarte Mariz e início do Festival das Juventudes.
18h30m Festival das Juventudes.

Câmaras Temáticas:
1º Educação e Trabalho;
2º Cultura;
3º Tecnologia da Informação;
4º Esporte e Lazer;
5º Meio ambiente
6º Direito a Segurança
7º Saúde
8º Valorização da diversidade
Cada delegado irá escolher seu grupo temático no ato do credenciamento (25 membros por grupo)

O evento será Twitado ao vivo, sigam @comjusga

Participe do COMJUSGA.
SITE: www.comjusga.hd1.com.br
BLOG: comjusga.blogspot.com
TWITTER: www.twitter.com/comjusga
EMAIL: comjusga@gmail.com
Comunidades no Orkut e Facebook

domingo, 5 de dezembro de 2010

COMJUSGA é destaque no site da SEJUV


O COMJUSGA virou noticia no site da SEJUV (Subsecretaria da Juventude do Rio Grande do Norte), agradecemos a subsecretária Mada por mais essa ajuda.
o link da notícia é http://www.juventude.rn.gov.br/

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PEDUBREU CONVIDA PARA SEU 8° ANIVERSÁRIO

Convite enviado por email pelo nosso conselheiro Glaúcio Pedubreu.

Temos a honra de convidar vossa senhoria à participar da programação cultural alusiva aos 08 anos de existência do grupo PeduBreu com o tema: "Cultura e Resistência" , a se realizar dia 05/12/10 das 12 ás 18h, no Dom Restaurante, São Gonçalo. A entrada será apenas R$: 3,00 que dará direito a uma feijoada.

O Grupo PeduBreu

 Em 18 de Novembro de 2002 surge o projeto cultural PeduBreu TecnoCoco, o grupo que partiu das influências étnicas, folclóricas e culturais que permeiam toda a região Potiguar e Brasileira, foi fruto das discussões e necessidades de alguns artistas do cenário São-Gonçalense como: Gláucio Teixeira da Câmara, (Artista Popular), Paulo Sérgio de Menezes (Percussionista), Valdinei Teixeira Feitosa (Percussionista) e, posteriormente integrando o grupo, Edmilson Torquato (Didi) violonista ex-integrante do grupo  Songa Também da Coco, o DJ Nego D’lasonga com influência dos movimentos Hip-Hop, e os designs e Otávio Augusto (cenógrafo e ambientador) in memória.
 Após 08 anos de muito trabalho e dedicação o Projeto PeduBreu teve como objetivo mostrar e cantar para o mundo a cultura de raiz, única e universal. Estudos e pesquisas sobre os mestres e os saberes populares foram realizados pelos integrantes do grupo, tanto relacionada às artes cênicas, música, artesanato, Boi de reis, Bambelô, Congos de Calçola, Pastoril, Cordel, Romances. Todo esse conhecimento passou a ser um reflexo da beleza e pureza do imaginário popular, como uma fonte inesgotável do belo. Esta riqueza cultural com características singulares presente nas tradições folclóricas do município foi à grande inspiração para revificar tais manifestações e continuar o sonho de tantos mestres e brincantes, qual sejam; mantê-las vivas e retransmitidas de forma verdadeira e prazerosa envolvendo novas gerações, assim como nós a concebemos pelos nossos pais, avós e comunidade. 
 Este trabalho teve sua culminância no dia 22 de Agosto de 2003, considerado o dia do Folclore e dia da inauguração do Teatro Municipal Poti Cavalcanti de São Gonçalo do Amarante.
 Tudo isso, faz-nos acreditar que é possível sim educar e universalizar nossos saberes e fazeres culturais, da nossa forma, jeito Potiguar de viver e ser, por tanto comemoramos nosso 8° Aniversário com uma grande celebração artística aos nossos amigos que acreditam na família “PeduBreu TecnoCoco”.
Nosso muito obrigado.......
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA CULTURAL:
  1. Banda Xoq de Retorno
  2. Banda Monumental
  3. Banda Kilume
  4. Banda Rock Vapor
  5. Banda The Flux-o
  6. MC Priguissa
  7. Coletivo Poti Axé
  8. Grupo De Dança Quebrando Coco
  9. Recitação De Cordel com Hailton Mangabeira
  10. Capoeira Salve Zumbi
EXPOSIÇÕES DE ARTES PLÁSTICAS E FOTOGRÁFICAS
  1. Marta Helena
  2. Carlão
  3. Marcelo Ribeiro
  4. Fabiano Nascimento
  5. Lenilton Lima

Email Informações: (84) 8809-0452 / 9926-7028

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

POLÍTICAS PÚBLICAS DE/PARA/COM JUVENTUDE

Ha alguns anos, a concepção de política pública e passou a considerar a juventude como uma condição social, e os jovens, como sujeitos de direitos.
Esta nova concepção de política pública de juventude é orientada por duas noções fundamentais: oportunidades e direitos.
As ações e programas devem oferecer oportunidades e garantir direitos aos jovens, para que eles possam resgatar a esperança e participar da construção da vida cidadã no Brasil.

TEXTO FORMATIVO
"A Juventude no Brasil - questões e desafios" de Juarez Tarcísio Dayrell e Nilma Lino Gomes
A juventude no Brasil - questões e desafios.pdf

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1º Encontro e Festival das Juventudes São Gonçalenses

No próximo dia 11 de Dezembro, aniversário de São Gonçalo do Amarante, o Conselho Municipal da Juventude Sãogonçalense (COMJUSGA) juntamente com a Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer (SEMJEL) realizara 1º Encontro e Festival das Juventudes São Gonçalenses. contando com uma programação bastante diversificada o evento entrou para o calendário da comemoração dos 300 anos de emancipação da cidade.

PROGRAMAÇÃO


13h - Credenciamento (Teatro Municipal)
14h - Abertura com dinâmica
14h15m - Execução do Hino Nacional
14h20m Vídeo da TV Futura (Diz-aí)
14h35m - Palavra das autoridades
14h45m - Início das Palestras
14h45m - Palestra 1 - Política e Participação Popular dos Jovens. Palestrante: Rodson Ricardo
15h30m - Vídeo das Políticas Públicas de Juventude
15h35m - Palestra 2 – Motivação Pessoal. Palestrante Kleber Cavalcante
16h05m - Início da discussão dos Temas. (câmaras temáticas abaixo) 
16h45m - Apresentação em Plenária dos Problemas e Sugestões
17h30m - Finalização do Encontro com Coffe Break e Preparação para Marcha da Juventude com destino a Praça Senador Dinarte Mariz
18h - Marcha da Juventude com destino a Praça Senador Dinarte Mariz e início do Festival das Juventudes.
18h30m Festival das Juventudes.

Câmaras Temáticas:
1º Educação e Trabalho;
2º Cultura;
3º Tecnologia da Informação;
4º Esporte e Lazer;
5º Meio ambiente
6º Direito a Segurança
7º Saúde
8º Valorização da diversidade
Cada delegado irá escolher seu grupo temático no ato do credenciamento (25 membros por grupo)

O evento será Twitado ao vivo, sigam @comjusga

Participe do COMJSUGA.
SITE: www.comjusga.hd1.com.br
BLOG: comjusga.blogspot.com
TWITTER: www.twitter.com/comjusga
EMAIL: comjusga@gmail.com
Comunidades no Orkut e Facebook

Fotos do encontro de hoje.

Fotos do encontro de hoje, realizado na Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer.


O Secretário da Juventude Esporte e Lazer, Flávio Henrique. Vestiu a camisa do COMJUSGA
 Os conselheiros juntamente com o secretário 
 Flavio Henrique, Micael Moreira, Wendell Jefferson e Wagner Varela
Proximo post será a programação completa, aguardem.